sábado, 19 de abril de 2014

Camdomble e suas naçoes


Os negros escravizados no Brasil pertenciam a diversos grupos étnicos, incluindo os yoruba, os ewe, os fon, e os bantu. Como a religião se tornou semi-independente em regiões diferentes do país, entre grupos étnicos diferentes evoluíram diversas "divisões" ou nações, que se distinguem entre si principalmente pelo conjunto de divindades veneradas, o atabaque (música) e a língua sagrada usada nos rituais.


A lista seguinte é uma classificação pouco rigorosa das principais nações e sub-nações, de suas regiões de origem, e de suas línguas sagradas:


NAÇAO NAGÔ de linguagem YOURUBA

NAÇAO KETU OU QUETO (Bahia) e quase todos os estados - Língua yoruba (Iorubá ou Nagô em Português)

NAÇAO EFAN na Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo

NAÇAO IJEXÁ principalmente na Bahia

NAÇAO NAGÔ ELEGBA do Nordeste no Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Rio de Janeiro e São Paulo

Mina-nagô ou Tambor de Mina no Maranhão

XAMBA em Alagoas e Pernambuco (quase extinto).

BANTU, ANGOLA E CONGO. sao uma soh NAÇAO, ANGOLA é minha naçao, sou filhos dos filhos de ANGOLA

(Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Rio Grande do Sul), mistura de línguas Bantu, Kikongo e Kimbundo.

CAMDOMBLE DE CABOCLOS (entidades nativas índios)

JEJE, A palavra Jeje vem do yoruba adjeje que significa estrangeiro, forasteiro. Nunca existiu nenhuma nação Jeje na África. O que é chamado de nação Jeje é o candomblé formado pelos povos fons vindo da região de Dahomey e pelos povos Mahis ou Mahins. Jeje era o nome dado de forma pejorativa pelos yorubas para as pessoas que habitavam o leste, porque os mahis eram uma tribo do lado leste e Saluvá ou povos Savalu do lado sul. O termo Saluvá ou Savalu, na verdade, vem de "Savé" que era o lugar onde se cultuava Nanã. Nanã, uma das origens das quais seria Bariba, uma antiga dinastia originária de um filho de Oduduá, que é o fundador de Savé (tendo neste caso a ver com os povos fons). O Abomey ficava no oeste, enquanto Ashantis era a tribo do norte. Todas essas tribos eram de povos Jeje,(Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo) - língua ewe e língua fon (Jeje)

Jeje Mina língua mina São Luiz do Maranhão

Babaçuê, Belém, Pará

Candomblé é uma religião derivada doanimismo africano onde se cultuam os orixásvoduns ou nkisis, dependendo danação. Sendo de origem totêmica e familiar, é uma das religiões de matriz africana mais praticadas, tendo dois milhões de seguidores em todo o mundo, principalmente no BrasilTambém é possível encontrar o chamado povo do santo em outros países como UruguaiArgentina, VenezuelaColômbia,PanamáMéxicoAlemanha, ItáliaPortugalEspanha.

Cada nação africana tem como base o culto a um único orixá. A junção dos cultos é um fenômeno brasileiro em decorrência da importação de escravos onde, agrupados nas senzalas nomeavam um zelador de santo também conhecido como babalorixá no caso dos homens e iyalorixá no caso das mulheres.

A religião que tem por base a anima (alma) da Natureza, sendo portanto chamada de anímica. Os sacerdotes africanos que vieram para o Brasil como escravos, juntamente com seus Orixás/Nkisis/Voduns, sua cultura, e seus idiomas, entre 1549 e 1888, é que tentaram de uma forma ou de outra continuar praticando suas religiões em terras brasileiras, portanto foram os africanos que implantaram suas religiões no Brasil, juntando várias em uma casa só, para sobrevivência das mesmas. Portanto, não é invenção de brasileiros.


2 comentários:

Bia Keller disse...

Seria legal se você acrescentasse qual Orixá é cultuado em cada nação..

amigos pra sempre disse...

Ok